“Pressão alta”: O que realmente sei sobre ela? – Revista GeraçãoJC
Artigos Matéria Principal

“Pressão alta”: O que realmente sei sobre ela?

Foto: Shutterstock

Por Aline Moraes

O que é pressão e hipertensão arterial?

O coração bombeia o sangue para os demais órgãos do corpo por meio de tubos chamados artérias. Quando o sangue é bombeado, é “empurrado” contra a parede dos vasos sanguíneos. Esta tensão gerada na parede das artérias é denominada pressão arterial.

A hipertensão arterial sistêmica ou “pressão alta” é definida pela manutenção da pressão arterial em níveis acima de 140×90 mm/Hg. Esta elevação anormal pode causar lesões em diferentes órgãos do corpo humano, tais como cérebro, coração, olhos e rins.

Mas não se assuste! A pressão arterial pode se elevar de vez em quando, por exemplo, quando você anda, se exercita, ou fica nervoso; em dias frios, ou quando toma uma xícara de café… Por isso, quando for medir sua pressão, é necessário estar em repouso por pelo menos 5 minutos, em ambiente
calmo, não ingerir café 30 minutos antes, e deve-se ainda realizar diversas medidas da pressão arterial em horários diferentes durante o dia.

Quantas pessoas possuem esta doença?

A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) é uma das doenças com maior prevalência no mundo.

No Brasil, são cerca de 17 milhões de portadores, sendo distribuídos da seguinte maneira: até os 40 anos, cerca de 10%; até os 50 anos, 20%, após os 60 anos, ultrapassa 40%; atingindo 60%, após os 70 anos.

Porque é importante tratar?

A HAS pode gerar doenças cardiovasculares como Infarto Agudo do Miócárdio, AVC (“derrame”) e doença renal crônica (chegando até à hemodiálise), que podem levar o paciente a internações, e em alguns casos a limitações graves respiratórias ou motoras e até à morte.

Como sei se sou um forte candidato a tê-la?

Existem algumas características chamadas fatores de risco, que estão relacionados a uma probabilidade maior de a pessoa ter HAS, são elas:

  • História familiar positiva para HAS
  • Idade
  • Etnia (afrodescendentes)
  • Obesidade
  • Diabetes
  • Vida sedentária
  • Estresse
  • Consumo excessivo de sal
  • Consumo de álcool (vinho, cerveja e destilados)

Onde devo medir minha pressão arterial?

Você deve procurar qualquer Posto de Saúde mais próximo de sua residência e verificar sua pressão arterial com um profissional da saúde.

Como prevenir a HAS?

Muitos de nós já ouvimos falar sobre como evitar as doenças cardiovasculares, principalmente através de canais de televisão, revistas, jornais, etc., que mostram em suas matérias, rotineiramente.

Porém, ouvimos, concordamos com as orientações, algumas vezes refletimos, mas continuamos a vida da mesma forma no dia seguinte.

Para prevenir a Hipertensão Arterial é necessário simplesmente, e principalmente, de mudanças no estilo de vida, tais como:

  • Ter uma dieta equilibrada com pouco sal. Evitar alimentos embutidos, enlatados, salgadinhos e temperos prontos que contém sal em sua composição. Curiosidade:
    * A dieta habitual do brasileiro contém cerca de 10 a 12g de sal por dia. O recomendado é a ingestão de no máximo 6g por dia.
    * Para dosar a quantidade de sal, uma dica: 1g de sal cabe em uma tampinha de caneta bic.
  • Praticar exercícios físicos regulares (exercícios aeróbicos, por exemplo, caminhar, andar de bicicleta, praticar esportes…, 3 a 5 vezes por semana, durante pelo menos 30 minutos), sob orientação médica;
  • Manter o peso ideal;
  • Medir a pressão arterial uma vez a cada 6 meses, mesmo que não tenha sintomas;
  • Evitar o estresse: dormir bem, enfrentar melhor a vida.
    Enfim, a HAS é uma doença totalmente prevenível e tratável, basta seguirmos as orientações e nos cuidarmos para não sofrermos as conseqüências de uma saúde mal cuidada.

Precisamos respeitar nossos limites e estar atentos aos males que podem nos acometer, pois somos responsáveis pelo corpo (Templo) que Deus nos deu, ainda mais agora, morada do Espírito Santo, devemos nos cuidar e nos respeitar para vivermos uma vida plena e saudável enquanto aqui na Terra estivermos.

Bibliografia: V Diretriz de Hipertensão Arterial Sistêmica (2006), Manual de Cardiologia (2009)

Aline Sabrina Holanda Teixeira Moraes é médica, especializada em Cardiologia pela SBC, membro da AD da Lapa em São Paulo

Sobre o autor

Roberta Marassi

Roberta Marassi é jornalista, pós-graduada em telejornalismo, editora da revista GeraçãoJC, membro da AD.

Add Comentário

Clique aqui para postar comentários