Por Fábio Silva
Código QR é um código de barras bidimensional (2D) que pode ser facilmente escaneado usando a maioria dos telefones celulares equipados com câmera.
Esse tipo de codificação permite que possam ser armazenadas uma quantidade significativa de caracteres.
O QR foi criado pela empresa japonesa Denso Wave Incorporated em 1994, que significa “Quick Response” resposta rápida.
O uso do QR é livre de qualquer licença, sendo definido e publicado como um padrão ISO. Os direitos de patente pertencem à empresa Denso Wave, que decidiu não usá-los.
Inicialmente empregado para catalogar peças na produção de veículos, hoje é usado no gerenciamento de inventário e controle de estoque em indústrias e comércio também em revistas, propagandas, endereços e Uniform Resource Locator (URLs) localizador de endereço internet ou intranet, bem como informações pessoais detalhadas. Em cartões de visita, por exemplo, o código QR facilita muito a inserção desses dados em agendas de telefones celulares.
Desde 2003, foram desenvolvidas aplicações que ajudam usuários a inserir dados em telefone celular (telefone móvel) usando a câmera do aparelho.
Um exemplo prático, o Metrô de São Paulo o adotou para disponibilizar aos seu usuários o acesso mais rápido ao conteúdo do site do Metrô na sua versão mobile.
Hoje várias empresas utilizam para identificação e também para conexão rápida em um site, como por exemplo livros de história, onde é possível colocar um QR e este acessar uma página que tenha uma música ou narrativa do autor ou algo parecido.
Fábio Silva é especialista em Tecnologia da Informação (TI).
Add Comentário