O que é código QR? – Revista GeraçãoJC
Matéria Principal Na Rede

O que é código QR?

Foto: Shutterstock

Por Fábio Silva

Código QR é um código de barras bidimensional (2D) que pode ser facilmente escaneado usando a maioria dos telefones celulares equipados com câmera.
Esse tipo de codificação permite que possam ser armazenadas uma quantidade significativa de caracteres.

O QR foi criado pela empresa japonesa Denso Wave Incorporated em 1994, que significa “Quick Response” resposta rápida.

O uso do QR é livre de qualquer licença, sendo definido e publicado como um padrão ISO. Os direitos de patente pertencem à empresa Denso Wave, que decidiu não usá-los.

Inicialmente empregado para catalogar peças na produção de veículos, hoje é usado no gerenciamento de inventário e controle de estoque em indústrias e comércio também em revistas, propagandas, endereços e Uniform Resource Locator (URLs) localizador de endereço internet ou intranet, bem como informações pessoais detalhadas. Em cartões de visita, por exemplo, o código QR facilita muito a inserção desses dados em agendas de telefones celulares.

Desde 2003, foram desenvolvidas aplicações que ajudam usuários a inserir dados em telefone celular (telefone móvel) usando a câmera do aparelho.

Um exemplo prático, o Metrô de São Paulo o adotou  para disponibilizar aos seu usuários o acesso mais rápido ao conteúdo do site do Metrô na sua versão mobile.

Hoje várias empresas utilizam para identificação e também para conexão rápida em um site, como por exemplo livros de história, onde é possível colocar um QR e este acessar uma página que tenha uma música ou narrativa do autor ou algo parecido.

Fábio Silva é especialista em Tecnologia da Informação (TI).

Sobre o autor

Roberta Marassi

Roberta Marassi é jornalista, pós-graduada em telejornalismo, editora da revista GeraçãoJC, membro da AD.

Add Comentário

Clique aqui para postar comentários