Com que óculos eu vou?! – Revista GeraçãoJC
Moda

Com que óculos eu vou?!

Verãozão já acabou, mas existe um acessório que têm persistido por todas as estações. Foi-se o tempo em que os óculos escuros eram usados apenas para proteger a vista do sol. Hoje em dia ele tem outras funções e uso. Eles passaram a acompanhar o look e a serem parte importante na composição do visual e do estilo de uma pessoa, afinal cada modelo de óculos de sol passa uma “imagem” da pessoa.

Seja apenas para proteção ou para dar um “up” no look, vale a pena sempre investir em produtos de boa qualidade, afinal a lente é fundamental no bloqueio dos raios UV. E no quesito design, o que mais conta é optar pelos modelos que combinam com o seu estilo. Por exemplo, se você gosta de esportes e seu estilo é mais descolado, aposte nos óculos com lente espelhada e nos modelos estilo máscara. A especialista em oftalmologia Kátia Mello explica os principais pontos que devem ser levados em consideração na hora de escolher o óculos de sol adequado para proteger seus olhos dos raios UV e da claridade excessiva. Segundo ela, a exposição frequente e prolongada ao sol pode possibilitar a progressão de catarata, pterígio (comum em países tropicais), degeneração macular senil e tumores da córnea e conjuntiva. “Por isso, o uso de óculos com proteção solar ultravioleta A e B, mesmo por crianças, é muito importante para prevenir doenças como essas”.

As lentes precisam oferecer proteção contras as radiações ultravioleta do sol (UVA e UVB). “Além disso, as cores das lentes proporcionam formas de proteção diferentes, que devem ser levadas em conta na hora da escolha dos óculos de sol: As de cor âmbar e marrom, por exemplo, são mais indicadas para míopes e hipermetropes, pois protegem contra a luz azul do sol, que pode favorecer o surgimento de catarata; As castanhas, cinzas e verdes são ideais para pessoas acima de 60 anos, pois nessa idade costuma ocorrer uma perda, em maior ou menor grau, da capacidade de contraste da visão; As lentes cinza também são indicadas para quem possui astigmatismo e hipermetropia. Elas reduzem o brilho, sem alterar as cores naturais, podendo ser usadas sob luz solar intensa.; As azuis proporcionam maior conforto no uso do computador, pois eliminam os tons vermelhos e amarelos. É importante que antes de adquirir seus óculos de sol, a pessoa consulte um oftalmologista para saber quais as lentes mais indicadas para o seu caso”, alerta a especialista.Lembre-se de procurar um oftalmologista e lugares adequados para a escolha dos óculos. É a sua visão que está em jogo.

Fonte: Revista GeraçãoJC

Sobre o autor

Aline Ferreira

Evangélica, jornalista, pós-graduada em Administração de Marketing e Comunicação Empresarial, atua como redatora web na CPAD.

Add Comentário

Clique aqui para postar comentários

Publicações Mês