Alisar pra quê? – Revista GeraçãoJC
Moda

Alisar pra quê?

Shutterstock

Por: Roberta Marassi

Secadores, pranchas, técnicas para alisar os cabelos, passar a máquina. Essas eram as opções, até bem pouco tempo, que muitas moças e rapazes com cabelos crespos tinham. Mas de uns meses pra cá isso está mudando. Em minha página na rede social mesmo, várias amigas largaram esses truques e reassumiram seus cabelos.

Mas espera aí! Não é só parar de usar esses produtos e deixar a cabeleira crescer e pegar forma sozinha. Precisa-se de muitos cuidados para que os fios permaneçam lindos, saudáveis e macios. Pesquisamos sobre o tema e falaremos um pouquinho aqui.

O famoso black power, começou a tomar vida entre as décadas de 60 e 70. Alguns sites e blogs especializados no assunto dizem que quanto menores forem os cachos, mais fácil será ter um cabelo black power autêntico. Os fios que encolhem cerca de 75% no comprimento quando estão secos parecem ter sido feitos sob medida para assumir esse visual.

Mas nada de tristeza. Se os cachos forem mais abertos ou relaxados não é um impedimento para você conquistar um black de arrasar. Nesse caso, basta adaptar pro seu tipo de cabelo. Tudo depende da maneira como você cuidará e finalizará os seus fios, depois de lavá-los. Até quem alisou o cabelo a vida toda pode aderir ao penteado. É preciso ser paciente, parar com os alisamentos e esperar crescer. Enquanto isso, vale usar todos os aliados dos cachos: difusor, ativador de cachos, creme para pentear, etc.

A hidratação é uma companhia poderosa para manter os fios em ordem. O ideal é fazer uma vez por semana em casa e uma vez por mês no salão. Caso os cuidados não sejam realizados, o cabelo pode ficar quebradiço e com queda.

Para não danificar a forma dos fios, use, além de cremes de pentear, pentes largos para desembaraçar. No mercado há uma variedade enorme de produtos específicos para cabelos afros. Um cabelo bem nutrido é um cabelo brilhoso, macio e com aparência de bem cuidado.

Para mantê-lo sempre bonito e estiloso, é preciso bons produtos em seu arsenal diário. Silicones, óleos, reparadores de pontas, leave-in com filtro solar, mousses e géis podem fazer parte da sua rotina de cuidados. Mas evite exageros! Se o cabelo ficar lotado de produtos, os fios vão pesar e cair, desmanchando o black. Moderação é a palavra-chave.

O garfo é o melhor amigo de quem quer sustentar o visual. Ele é uma espécie de pente, com dentes largos na vertical e um suporte inferior, para você segurar.Use os dentes para pentear e modelar os fios para cima, favorecendo o volume. Para isso, você pode contar com a ajuda do secador. Mas não se esqueça do protetor termoativado, para proteger os cabelos da alta temperatura.

Manter um black também depende de um bom corte. Escolha um cabeleireiro especializado. Ele saberá analisar o seu tipo de fio, o formato e a textura, e o que harmoniza mais facilmente com o seu formato de rosto e seu estilo.
Além de seguir todas as dicas, é preciso ter muita atitude para assumir o estilo black power. Se você não sentir orgulho dos seus fios, vai sempre passar a impressão de que falta algo no seu visual. Então, já sabe: assuma esses cachos!

Com informações dos sites: All Things hair / Salão virtual

Tags

Sobre o autor

Luciene Saviolli

Luciene Saviolli é evangélica, jornalista, pós graduada em Telejornalismo e redatora web da CPAD.

Add Comentário

Clique aqui para postar comentários

Publicações Mês