Matéria Principal

Universidade Evangélica da Bolívia oferece oportunidades a brasileiros

A Universidade Evangélica Boliviana (UEB) fica em Santa Cruz de la Sierra, uma cidade bem abrasileirada. Ela é a primeira instituição de ensino universitário privada da Bolívia, com 38 anos de experiência em formação acadêmica. Seu lema está em Jeremias 32.17, que diz: “Ah Senhor Deus! Eis que tu fizeste os céus e a terra com o teu grande poder, e com o teu braço estendido; nada há que te seja demasiado difícil”.

A Universidade Evangélica Boliviana possui os cursos de Agropecuária, Veterinária e Zootecnia, Comunicação Social, Música, Inglês, Eletrônica, Informática, Redes e Telecomunicações, Teologia, Psicologia, Ação Social, Administração, Auditoria, Medicina, Bioquímica e Farmácia, Enfermagem, Nutrição Dietética e Laboratório Clínico. Há também dezenas de cursos de pós-graduação relacionados às áreas mencionadas acima.

O curso de principal destaque é o de Medicina, considerado um dos mais modernos de todo o país, com profissionais e educadores capacitados.

O curso de Medicina tem duração de cinco anos mais um ano de residência, o que é chamado de internato rotatório. A mensalidade está em 200 dólares, a mais acessível de toda a Bolívia, algo em torno de 700 reais, dependendo a variação do câmbio.

O pastor João Lucas, da Assembleia de Deus em Corumbá (MT), que trabalha junto à universidade, explica como funciona: “A metodologia de ensino da UEB é voltada para os valores morais, éticos, familiares e sociais. A instituição não tem alojamentos. Um profissional capacitado da universidade é quem orienta os alunos onde morar melhor, de preferência o mais perto possível da universidade. Geralmente, os alunos se conhecem durante o curso e acabam se juntando e alugando uma casa ou apartamento, formando, assim, uma república, mas aí fica a critério do acadêmico”.

Sobre a documentação, explica pastor Lucas: “Com relação à documentação, o governo boliviano dá seis meses para regularização de tudo, e você pode já se matricular e estudar sem problemas enquanto está, ao mesmo tempo, regularizando a documentação”.

A Universidade Evangélica Boliviana possui vários convênios com universidades da Europa e dos Estados Unidos, podendo o aluno estudar nessas instituições por um ano e retornar para conclusão do curso na UEB. “Portanto, ela oferece uma excelente oportunidade para nossos jovens!”, frisa pastor João Lucas.

A Universidade Evangélica Boliviana também possui uma visão missionária muito ampla. Acreditando na vocação missionária dos brasileiros, a instituição abre as portas do curso de Medicina justamente para filhos de crentes brasileiros que sonham não apenas em ser médicos, mas também em usar a medicina para evangelizar.

“A metodologia de ensino vai estreitando para esse ponto crucial: o uso da profissão para ganhar almas pra Jesus. Mas não significa que todos serão missionários. Terão, sim, uma ampla consciência de que podem ser úteis à obra de Deus através da profissão que escolheram”, explica pastor Lucas.

Os interessados no Brasil em cursarem algum dos cursos oferecidos pela Universidade Evangélica Boliviana podem entrar em contato direto com o pastor João Lucas, representante da universidade para o público brasileiro, pelo telefone (com WhatsApp) (67)99983-7996.

Sobre o autor

Roberta Marassi

Roberta Marassi é jornalista, pós-graduada em telejornalismo, editora da revista GeraçãoJC, membro da AD.

Add Comentário

Clique aqui para postar comentários