Matéria Principal Na Rede

Sete funções pouco conhecidas do Chrome

Foto: Tanuha2001 / Shutterstock.com

A nova versão 68 do Google Chrome chegou com melhorias no Material Design, reforços em segurança para inibir sites maliciosos e um foco maior em tornar o HTTPS um padrão na Internet. Essas funcionalidades são ativadas por padrão, mas o navegador possui uma série de outros recursos úteis e importantes, mas “escondidos”, que podem facilitar a sua vida. A seguir, você conhece um conjunto dessas funcionalidades, e aprende como acionar e configurar cada uma delas no seu navegador.

1. Gerenciador de tarefas

Com o atalho Shift + ESC, você acessa ao Gerenciador de Tarefas do Chrome. Ele funciona exatamente como o gerenciador do Windows (acessado com CTRL + ALT + DEL), permitindo visualizar tudo que o navegador está rodando num dado momento. Assim, você pode interromper processos, extensões e abas de forma ágil.

2. Fixar abas

Uma forma de aumentar a produtividade é fixar as abas que você acessa com muita frequência, como o e-mail, rede social, uma página específica do trabalho ou do estudo. Isso fará com que a aba fique constantemente atrelada ao navegador, assim ela não será fechada por acidente e será carregada sempre que o Chrome for aberto. Para fazer isso, navegue até o site que deseja fixar, clique com o botão direito do mouse sobre a aba e escolha a opção “Fixar”.

3. Fazer buscas diretamente em sites

O Chrome possui um truque que permite buscar um conteúdo de um site diretamente pela caixa de endereços do navegador. Para isso, é preciso fazer jogar no Google o seguinte código:

“site:techtudo.com.br chrome” (sem aspas). Nesse caso, o site definido para busca foi o TechTudo, e o termo de pesquisa foi “chrome”. Você pode substituir esses dois elementos pelo site e palavra de sua escolha. Depois, copie o endereço da página de resultados.

Agora, acesse as configurações do navegador para ir até as ferramentas de pesquisa e selecione a opção “Gerenciar mecanismos de pesquisa”. Ao escolher adicionar uma nova busca, preencha a caixa como mostra a imagem abaixo.

Em URL, insira o endereço que você copiou da pesquisa anterior, mas substitua tudo que vem depois do sinal de + por um “%s” (sem aspas). Em palavra-chave, é possível incluir um termo que, ao ser digitado na barra de endereços do Chrome, será um atalho para a busca específica desse site. Quando terminar de preencher as lacunas, confirme a ação em “adicionar”.

Agora, você pode pesquisar diretamente no TechTudo apenas digitando “tech” na barra de endereços. Esse truque funciona também com outros sites, como a Wikipedia, por exemplo.

4. Faça links para páginas e serviços no seu desktop

Essa dica é bem útil para criar atalhos para ferramentas de Internet que você prefere usar fora do navegador em que trabalha e concentra suas abas abertas. Você pode, por exemplo, criar um atalho direto para a Netflix em qualquer sistema, facilitando a vida principalmente de quem usa Linux e não tem um app exclusivo do serviço de streaming. O mesmo tutorial pode ser adaptado para diversas plataformas, como o Pixlr (editor de fotos), YouTube, sites de notícia etc.

5. Crie perfis de usuário

Ao clicar no seu nome, no canto superior direito da tela, você tem acesso ao menu de controle das contas e perfis de usuário do Chrome. Em “Gerenciar Pessoas”, você pode criar contas de outros usuários para o navegador. Isso é bem útil para quem compartilha o PC e deseja preservar a privacidade, já que essa outra conta não terá acesso ao seu histórico, pesquisas, senhas salvas e demais informações.

6. Chrome como reprodutor de mídia

Você pode rodar praticamente qualquer tipo de vídeo no próprio Chrome; basta arrastar o arquivo para o navegador que a reprodução deve começar automaticamente. Isso é útil especialmente pela integração com o Chromecast: você pode usar esse truque para fazer streaming na sua casa sem precisar do smartphone.

7. Gerador de senhas

Recentemente, o Chrome passou a contar com um gerador de senhas. A função vem desabilitada por padrão, mas quando acionada, o recurso detecta campos de criação de senha em páginas de formulários. Então, o recurso sugere combinações fortes e seguras para usar como senha.

O gerador de senhas é ativado nas funções ocultas do navegador, acessado pelo código “chrome://flags” (sem aspas) na barra de endereços. Depois disso, use a caixa de buscas no topo da página para pesquisar o termo “passwords”. Escolha “enabled” em “Password generation” e pronto.

Fonte: Tech Tudo