Matéria Principal Na Rede

Firefox Monitor: navegador mostra se sua senha vazou na Internet

Foto: Divulgação/Mozilla

O Firefox Monitor é um site que promete informar ao usuário se suas senhas foram vazadas na web. O serviço funciona em parceria com a Cloudfare e o HaveIBeenPwned (HIBP), conhecido por oferecer uma solução similar.

A ferramenta permitirá inserir seu endereço de e-mail em uma página para saber se o login está presente em bases de dados online de informações roubadas. A novidadefoi anunciada nesta terça-feira (26), mas ainda está em desenvolvimento, com previsão para chegar aos primeiros 250 mil usuários a partir da próxima semana. Ainda não há previsão para que o Firefox Monitor seja liberado para todos.

O Firefox Monitor poderá ainda oferecer um alerta automático para o usuário. Segundo a Mozilla, está em estudo um sistema de notificação para informar sobre possíveis logins vazados sem a necessidade de consulta manual. A medida requer o compartilhamento contínuo do endereço de e-mail da pessoa. No entanto, a organização afirma que o dado seria protegido por questões de privacidade.

“Trabalhamos em estreita colaboração com a HIBP e a Cloudflare para criar um método de compartilhamento de dados anônimos para o Firefox Monitor, que nunca envia seu endereço de e-mail completo para terceiros”, diz a Mozilla em comunicado.

A ferramenta será disponibilizada para qualquer pessoa por meio de um site independente, sem relação direta com o Firefox. No entanto, algumas funções serão exclusivas de usuários do navegador. É provável que o alerta automático sobre dados vazados seja uma delas.

Fonte: Tech Tudo com informações de Mozilla