Matéria Principal Na Rede

Firefox Monitor mostra se sua senha já vazou na Internet; saiba usar

Foto: Reprodução

O Firefox Monitor é uma ferramenta online da Mozilla que verifica se seus dados de login e senhas foram roubados. A solução, criada em parceria com a Cloudflare e o HaveIBeenPwned (HIBP), analisa seu e-mail e compara com bases de dados conhecidas de ataques cibernéticos e informações divulgadas por hackers na web.

O recurso estava em testes desde junho e agora foi liberado para todos. O serviço também permite configurar um alerta para saber quando seu e-mail estiver envolvido em novos vazamentos de dados. Veja como usar o painel de checagem de senhas vazadas do Firefox para descobrir se você já foi vítima de roubo de dados.

Passo 1. Acesse o site Firefox Monitor (monitor.firefox.com) usando qualquer navegador. Insira o seu endereço de e-mail no campo de pesquisa e pressione “Scan”;

Foto: Reprodução/Paulo Alves

Passo 2. Se suas senhas já foram roubadas, a página irá exibir todos os ataques a serviços online responsáveis por vazar seus e-mail e senhas. Verifique, principalmente, a data e quais informações foram alvo de ataque. É aconselhável que você altere todas as senhas dos serviços apontados pelo Monitor;

Foto: Reprodução/Paulo Alves

Passo 3. Role a página e selecione “Signup” para se inscrever no alerta do Firefox Monitor;

Foto: Reprodução/Paulo Alves

Passo 4. Informe seu e-mail e pressione “Signup” para ser avisado caso suas informações surjam em bases de dados de novos ataques de hackers. Também é preciso confirmar a inscrição clicando no link enviado para a caixa de entrada do e-mail cadastrado.

Foto: Reprodução/Paulo Alves

Pronto. Agora você pode saber se sua senha ou outros dados já vazaram na Internet para se proteger, caso necessário.

Fonte: Tech Tudo