Artigos

De volta às aulas e a rotina escolar

Ilustração: Fagner Machado

Por: Douglas Baptista

Todos os anos, ao término das férias, uma corriqueira se repete: os alunos são convidados a retomar a rotina das atividades de estudo e os afazeres acadêmicos. Esta transição, por vezes, não é tarefa fácil. Parcela considerável dos alunos necessita de esforço para acostumar-se a levantar cedo outra vez; outros são obrigados a regular os hábitos alimentares, e ainda, readaptar-se a carga horária dos diversos turnos escolares. Para isso, todos precisam restabelecer a concentração e reajustar o foco para os estudos. Mercê desta realidade, apresentamos neste artigo algumas dicas para que o retorno às aulas aconteça sem traumas e o ano acadêmico seja satisfatório:

Organização: Estar inteirado do calendário escolar, tais como, dias e horários das aulas, material didático necessário, datas das provas, prazo para entrega de trabalhos, percentual de frequência requerida e grau mínimo para aprovação são de fundamental importância para evitar surpresas desagradáveis. Anotar estas e outras informações em uma agenda é imprescindível para se alcançar excepcionais resultados.

Dedicação: Comprometimento e responsabilidade são essenciais para o aprendizado e para se atingir avaliação acima da média. O empenho em aprender e sanar dúvidas deve acontecer desde o primeiro dia de aula. Devem-se conquistar boas notas já no início do ano letivo quando o volume dos conteúdos é menor. Postergar ou negligenciar este quesito pode custar à reprovação e a perca do ano escolar.

Disciplina: Para um bom aproveitamento o aluno deve ter um espaço definido e adequado para estudar e confeccionar seus trabalhos. Estabelecer e cumprir horários fixos e diários para os estudos impede o acúmulo de tarefas, corrige o erro de estudar apenas em véspera de provas, permite um elevado rendimento escolar e libera tempo para o lazer. Priorizar os deveres escolares e equacionar tempo para o entretenimento é essencial para a saúde mental.

Devocional: A plena comunhão com Deus é aspecto muito importante. A oração, jejum, louvor e o estudo das Escrituras são disciplinas cristãs. Estas disciplinas devem, obrigatoriamente, fazer parte do devocional diário do estudante cristão. O aluno que mantém esta prática, certamente enfrentará os desafios escolares confiadamente.

Certamente existem muitas outras dicas de relevada importância que auxiliam o aluno na retomada às aulas, no entanto, consideramos que ao observar ao menos estas aqui elencadas, será possível ao aluno construir um ano letivo vitorioso. Boas aulas!

Douglas Roberto de Almeida Baptista é líder da Assembleia de Deus de Missão do Distrito Federal e do Conselho de Educação e Cultura da CGADB. Graduado em teologia, filosofia e pedagogia. Especialista em docência do ensino superior, mestre em ciências das religiões, mestre e doutor em teologia.

Sobre o autor

Roberta Marassi

Roberta Marassi é jornalista, pós-graduada em telejornalismo, editora da revista GeraçãoJC, membro da AD.

Comentários

Clique aqui para postar comentários

  • Amém bom artigo!
    E muito bom as dicas tbm! Que o nosso Senhor e Salvador nos ajude em mas um ano letivo! Que nos dê força e vigor, que leve o sono pra bem longe de mim! Amém

  • Parabéns pelo belo artigo Pr. Douglas.
    O ano letivo se inicia, os discentes possuem muitos projetos e planos para o decorrer do ano. Contudo, assim como explicitado, é necessário ter organização; dedicação; disciplina; e um devocional com Deus.

  • Verdade! Essas instruções são muito importantes! Lembro-me de passar por muitas situações no meu ensino médio por não anotar numa agenda os dias e tudo que está escrito no primeiro ponto da organização. Situações ruins podem ser evitadas por uma pequena medida de anotar na agenda. Recomeçar a rotina é sempre difícil, porém, com as energias recarregadas não vale a pena a adiar a dedicação. No último trimestre já estamos cansados e querendo férias, muito ruim pegar recuperação ou passar sufoco ou reprovar e ter que refazer, bem melhor se adiantar. O devocional também é muito importante. Quando estudei para vestibular, passei com êxito sem estudar tanto, pois fui estratégica sem perceber! Eu orava e pedia pra Deus me orientar e nunca deixei de priorizar Deus! Deus é a primeira coisa para alcançar o sucesso! Ele sempre direciona e auxilia nos estudos melhor do que ninguém! Com ele e dedicação o êxito é certo!

    • É Daniele, normalmente deixamos tudo para depois e muitas das vezes não dá para recuperar. O melhor mesmo é todo mundo ficar ligadinho nessas dicas. E que bênção essa na época do seu vestibular?! Parabéns.
      Ah! Obrigada pelo contato e pode voltar outras vezes. Gostamos muito de receber recadinhos dos nossos leitores. Fica na paz!

  • A paz do Senhor Jesus Cristo.
    Interessante o artigo. Pr. Douglas, após a decisão do STF que fala que as escolas tem que ministrar aula de ensino religioso. O senhor como presidente do conselho de educação recomenda que nossos membros/congregados que são alunos se matriculem nesta disciplina?

    • Pastor José, o pastor Douglas está sem acesso ao site no momento e pediu que lhe postasse esta resposta:

      Prezado Pr JOSE FERREIRA, obrigado por seu comentário e por sua importante pergunta. O STF julgou constitucional o ensino religioso confessional nas escolas públicas. Mas o acórdão ainda não foi publicado. Desse modo as escolas podem oferecer tanto o não-confessional como
      o confessional. Então é preciso estar atento ao modelo oferecido pela escola. Se o ensino for de cunho confessional, isto é, o aluno evangélico vai ter aula com professor evangélico aconselho fazer a matrícula, caso contrário a matrícula é desaconselhada.

  • Excelente artigo!
    Com certeza todos esses pontos são de suma importância. Nas férias acabamos por acostumar com o descanso, o esporte, as viagens, e quando voltamos às aulas estamos fora do ritmo. Boa dica sobre tirar boas notas no início do bimestre/semestre, pois no fim do ano a pressão aumenta. O devocional é indispensável, realmente. Certa vez um professor de filosofia na universidade falou-nos que era bobagem pedir para o Espírito Santo nos ajudar na prova, pois isso nunca ia acontecer, mas sempre quando eu estudava para as provas eu pedia que o Espírito Santo vitalizasse as minhas faculdades mentais, dava certo. Graças a Deus por este artigo.
    Obrigado pastor Douglas Baptista!
    Obrigado Geração JC!
    Obrigado Cpad!

    • Boa tarde Ézio. A Paz do Senhor Jesus. Primeiramente quero agradecer o contato. Realmente, essas dicas são preciosas, e ainda mais contando com a ajuda de Deus para não esquecermos nada que estudamos na hora da prova. Não devemos pedir “Cola” ao Espírito Santo, mas não vejo nada de errado pedir que Ele nos ajude a lembrar do que estudamos… (risos).
      Volte outras vezes. Que o Senhor continue a te abençoar!

  • Artigo legal gostei muito.
    Pastor douglas estou fazendo o ensino médio e quero fazer teologia, em algumas igrejas aqui perto de casa possuem um curso para minha idade. Algumas pessoas dizem que pode atrapalhar os meus estudos da escola, outras pessoas dizem que teologia pode fazer eu desviar dos caminhos de Deus, alguns dizem que teologia é do diabo, outros dizem que é bom para eu aprender mais a bíblia. Você podia me responder? Ou recomendar um texto para eu ler. Obrigado
    Gostei muuuuuuuuuuuuuuito da revista geração JC online, parabéns a cpad e aos editores, Roberta Marassi!

    • Boa tarde. Paz! Que bom que gostou do nosso site e do artigo. Logo, logo o pastor Douglas responde as suas dúvidas. Fique a vontade para voltar outras vezes e fazer novos comentários. Ah! não esquece de compartilhar com seus amigos. Fique na paz!

    • Eduardo, o pastor Douglas está sem acesso ao site da GeraçãoJC no momento e pediu que eu postasse a resposta dele:

      Caro irmão EDUARDO MACHADO. Agradeço seu comentário e quanto ao curso de teologia lhe esclareço o seguinte: 1) Os cursos teológicos comprometidos não desviam ninguém, 2) Como as aulas dos cursos básicos em teologia são encontros semanais, acredito que não vai lhe prejudicar na sua rotina escolar, e 3) Verifique no site do Conselho de Educação da CGADB se os cursos em sua cidade são credenciados (www.e-cgadb.com.br).
      Um abraço e boas aulas!

  • Que ótimas dicas e que ótima visão a de colocar nas matérias o devocional diário. Isso certamente fará muita diferença na vida escolar do estudante. Parabéns!!!

  • Nossa! Esse site é o máximo!
    A irmã Roberta Marassi comenta no mesmo dia e as perguntas têm suas respostas rapidamente.
    Quanta competência!
    Amei

  • Podia ter um artigo recomendando alguns livros pada estudar teologia para os jovens. E vi que o pr Douglas escreveu sobre sobre ideologia de gênero na revista da ebd, podia escrever tambem esse tema.

  • Muito bom!! Ótimo artigo, são dicas que devemos sempre reforçar na preparação do estudo e durante, precisamos cada vez mais nos dedicar realmente, e buscar mais a Deus, que nos dê força de vontade e os atributos que precisamos!!

Publicações Mês