Eventos Matéria Principal

Congresso de Mocidade reúne jovens e adolescentes em São Luís (MA)

Camila Lima/Marcos Japi

Realizado a cada dois anos, o Congresso de Mocidade e Adolescentes das Assembleias de Deus no Maranhão, em sua vigésima edição reuniu mais de 5 mil pessoas no ginásio Castelinho, em São Luís, entre os dia 26 e 29 de julho. Este ano, o COMADEMA teve como tema: A Fé da Juventude Pentecostal e seus desafios. O resultado? Mais de 70 almas rendidas a Cristo.

O ministrante da noite de abertura do COMADEMA foi o pastor Elizeu Rodrigues (GO). Na companhia da cantora Aline Barros, a juventude maranhense encheu o ginásio de adoração.

O tema do evento foi amplamente elogiado tanto pelos congressistas, quanto pelos convidados. O pastor José Guimarães Coutinho, presidente da AD em São Luís (IADESL), disse que “essa temática tem importância bíblica, está inserida no contexto Pentecostal e é uma temática do momento”.

O pastor Rafael Belo, ministrante do segundo dia do COMADEMA, disse que o grande desafio da Igreja atualmente é encontrar meios para preparar os jovens e adolescentes de modo que as próximas gerações também tenham uma fé sólida. Na noite da sexta-feira, Gisele Nascimento conduziu a juventude à adoração acompanhada por um coral formado pelos adolescentes e jovens.

A parceria entre a União de Líderes de Mocidade das Assembleias de Deus no Maranhão (UNILIDER), Convenção Estadual das Assembleias de Deus no Maranhão (CEADEMA), Igreja Assembleia de Deus campo do Tirirical e Igreja Assembleia de Deus campo de São Luís e outros, resultou em quatro dias inesquecíveis aos congressistas. Além das vidas que se renderam a Cristo, centenas de pessoas foram batizadas no Espírito Santo, sonhos ressuscitados e ânimo insuflado em rapazes e moças que lutam diariamente por uma vida em santidade.

Muitos jovens abatidos foram fortalecidos e se voltaram à fé genuína. “A fé não é intelectual, ela acontece dentro do coração. Mas a fé do cristão é baseada na Palavra, não é uma fé emocional. O que nós estamos transmitindo aos jovens é a Palavra e eles, crendo na Palavra, verão o agir de Deus”, pontuou o pastor Osiel Gomes, presidente da Assembleia de Deus em Tirirical.

O jovem evangelista Carlos Jr. trouxe do Rio de Janeiro uma mensagem poderosa ao ministrar no sábado e na manhã do domingo. “Minhas orações são para que essa juventude continue debaixo de Graça, da autoridade do pastor, respeitando os princípios bíblicos e eu tenho certeza que essa geração que está vindo sobre o Maranhão, se Cristo não voltar, vai revolucionar este Estado”, disse.

Quem nunca ouviu aquela frase “Cuidado com a Universidade, ela pode fazer você se desviar!”?. Apesar de o Cristianismo ser um berço intelectual e a Reforma Protestante um forte movimento em favor do conhecimento, muitos são os jovens cristãos que temem o ambiente acadêmico, pois o veem como um empecilho à Fé.

Esse foi um dos temas discutidos no COMADEMA. Para o pastor Luaran Lins, vice coordenador do LIDERAR, o convívio com tantas ideologias contrárias à Palavra de Deus dentro das universidades precisa ser encarado como um desafio superável. “Há uma pesquisa que mostra que 58% dos jovens cristãos se desviam dentro das universidades e hoje o mundo tem oferecido muitas coisas para tentar interromper o processo de fé dos nossos jovens, mas nós ainda cremos que Deus está levantando uma geração para impactar esta terra” afirmou.

O pastor Gilmar Fiuza (SP), preletor da última noite do evento, disse “fica aqui minha gratidão a Deus, aos coordenadores dos campos e a esta belíssima mocidade que abrilhantou o congresso, manifestando a glória de Deus nas suas vidas. Houve salvação, batismo no Espirito Santo, e a marca da igreja permanece, esta igreja está triunfante aguardando a volta de Cristo”.

O Coordenador da Umadesl e integrante da Coordenação da Unilider, pastor Enos Ferreira, destacou que “foi uma benção, só mesmo muita gratidão a Deus por tudo o que ele fez por nós, a toda equipe que nos ajudou, aos pastores, aos obreiros, aos coordenadores de mocidade, à coordenação da Unilider e a toda a juventude que veio de vários municípios e marcou presença, que fez uma festa tão linda, aos pregadores, cantores que marcaram e impactaram a nossa juventude. Deus abençoe a todos, até o próximo Comadema”.

O Coordenador geral da UNILÍDER, pastor Telmir Farias agradece pelo sucesso do evento. “Sou grato pelo apoio e compreensão dos pastores, líderes e autoridades que apoiaram o COMADEMA. Ao pastor Pedro Aldir Damasceno, presidente da Convenção Estadual das Assembleias de Deus no Estado do Maranhão (CEADEMA), ao Presidente da Assembleia de Deus em Bacabal, ao pastor Francisco Soares Raposo (1º vice-presidente da CEADEMA), ao presidente da Assembleia de Deus em São Luís (IADESL), ao pastor José Guimarães Coutinho, ao presidente da Assembleia de Deus do campo Tirirical, pastor Oziel Gomes, aos coordenadores de mocidade do campo Tirirical e de São Luís, pastores Enos Ferreira e Mauricio dos Santos, aos cantores, preletores e ao magnífico vocal do COMADEMA”.

Além da atenção dada ao fortalecimento espiritual dos congressistas, equipes de bombeiros e enfermeiros compostas por membros da Igreja, prestaram atendimentos durante os quatro dias de evento. O congresso também é uma ótima oportunidade de servir ao Reino por meio da profissão seguida por quem integra a Assembleia de Deus. A próxima edição do COMADEMA acontece no ano de 2020 em cidade ainda não definida.