Como personalizar as ações ao deslizar do Gmail no celular – Revista GeraçãoJC
Matéria Principal Na Rede

Como personalizar as ações ao deslizar do Gmail no celular

Foto: Mon's Images / Shutterstock.com

O Gmail passou a permitir que os usuários do app para Android personalizem as ações ao deslizar uma mensagem para a direita ou para a esquerda. Antes da atualização, os gestos estavam restritos a dois comportamentos: excluir ou arquivar um email. Agora é possível escolher entre seis diferentes opções para vincular ao movimento do dedo.

“Marcar como lida/ não lida”, “Mover para”, “Adiar”, “Nenhum”, além, claro, de “Excluir” e “Arquivar” são as alternativas de ação oferecidas com o update. Confira como configurar no passo a passo abaixo, realizado em um Moto Z2 Play rodando com Android O (8.0).

Passo 1. Abra o app do Gmail e toque sobre o ícone de três linhas, situado no canto superior esquerdo, para acessar o menu de opções. Então, role o menu até o item “Configurações” e toque sobre ele.

Foto: Reprodução/ Taysa Coelho

Passo 2. Vá em “Configurações gerais” e, em seguida, escolha a alternativa “Ações ao deslizar”.

Foto: Reprodução/ Taysa Coelho

Passo 3. Note que serão exibidas as opções “Deslizar para a direita” e “Deslizar para esquerda”. As ações definidas para as duas podem ser personalizadas ao tocar em “Alterar”. Surgirão, então, as opções de comportamentos desejados para os gestos. Toque sobre aquele que desejar e repita o processo caso queira mudar a ação executada no swipe para ambas as direções.

Neste tutorial, optamos pelo “Excluir” ao arrastar para a direita e pelo “Marcar como lida/ não lida” ao deslizar para a direita.

Foto: Reprodução/ Taysa Coelho

Passo 4. Pronto! Agora é só tocar sobre a mensagem que deseja executar a ação predefinida e deslizar o dedo na direção correspondente.

Foto: Reprodução/ Taysa Coelho

Fonte: Tech Tudo

Sobre o autor

Roberta Marassi

Roberta Marassi é jornalista, pós-graduada em telejornalismo, editora da revista GeraçãoJC, membro da AD.

Add Comentário

Clique aqui para postar comentários