Cara a Cara

Belemitas: grupo foi formado para adorar a Deus no Impactar 2017

Um dos destaques do Impactar 2017 na área do louvor foi o grupo Belemitas, da Assembleia de Deus Ministério do Belém em São Paulo. Nesta edição, trazemos uma entrevista com Leonardo Dantas, líder do grupo, e com os demais jovens adoradores que o compõem. Conheça a história dos Belemitas e um pouco deles a seguir.

Como surgiu o Grupo?
Todos os integrantes do Belemitas sempre estiveram envolvidos com louvor em suas igrejas locais – seja na liderança ou participação de grupos musicais, ou na frente de momentos de louvor em retiros e cultos de jovens. Apesar de sermos todos conhecidos, nunca havíamos nos juntado para participar de nenhum evento. A formação do grupo esteve completamente relacionada ao Impactar. O convite para formação de uma Equipe de Louvor para participar do evento veio da CPAD, por meio os pastores José Wellington Junior e Jefferson Freitas. Passamos então a orar e buscar de Deus quem deveriam ser os integrantes do grupo, até que chegamos nesta formação. E creio que ela seja uma das colunas que sustentam o Belemitas, pois somos, acima de tudo, amigos e verdadeiros irmãos emCristo, nutrindo um amor fraternal entre nós. Desde o início, tínhamos no coração uma convicção de que a equipe não se resumiria ao Impactar, mas que os planos do Senhor eram de permanência. A forma como se deu nossa preparação, a escolha do nome e do símbolo e os eventos que participamos antes do Impactar serviram para reafi rmar essa convicção.

Como foi a escolha do nome?
A escolha do nome foi interessante! Ele veio algumas semanas depois de havermos iniciado os ensaios e a preparação para o Impactar. Desde o início, tínhamos como objetivo criar um nome que, acima de tudo, revelasse nossa identidade com a Igreja Assembleia de Deus. Foram alguns dias pensando e elaborando ideias sem muito sucesso, até que fizemos uma reunião com a Equipe Criativa e foi ali, num momento de brainstorming e descontração, que surgiu o Belemitas. Matheus, um Cara a cara BELEMITAS de nossos líderes criativos, brinca falando que ‘foi o processo de criação de nome e logo mais rápido da história”. Achamos incrível como esse nome foi ao encontro do nosso intuito de criar uma identidade com nossa igreja. O apelido “belemita” é muito utilizado para se referir àqueles cristãos que vestem a camisa da Assembleia de Deus Ministério do Belém. O belemita é o “assembleiano raiz”. Nós escolhemos um nome que representa a tradição de nossa igreja para representar um conceito de louvor e adoração que, em nosso meio, é bastante novo. O fato é que todos nós somos belemitas – crescemos na AD Belém e aprendemos o que é adoração nos nossos cultos, escolas dominicais, congressos e retiros. Foi na Assembleia de Deus que conhecemos a Palavra e tivemos nossas primeiras experiências pessoais com Ele. Essa é a nossa identidade e é isso que levamos em nosso nome.

Como foi participar do Impactar? 
Léo Dantas, Líder de Louvor: Participar do Impactar foi literalmente impactante! Tenho certeza de que foi um evento que nasceu no coração de Deus e durante toda a programação fomos capacitados com Sua presença, sabedoria e discernimento, para cumprir os propósitos que Ele tem para a juventude cristã no Brasil.

Talitha Ciotto, Vocal: Foi uma experiência maravilhosa! Foram momentos em que pude me aproximar de Deus e sentir um pouquinho da sua glória. O que mais me deixa feliz é saber que isso foi só um pouco daquilo que teremos no Céu.

Samara Freitas, Vocal: O impactar foi o cumprimento de um sonho de várias gerações da Assembleia de Deus e participar desse sonho foi um privilégio. Ver reunidos tantos jovens com um só propósito e objetivo e participar de cultos em que o agir de Deus operou em nossas vidas de forma tão sublime foi singular para a minha juventude. Sei que esse momento fi cará marcado para sempre em meu coração.

Denis Pires, Tecladista: Deus nos tem proporcionado viver momentos marcantes em nossa geração! O Impactar 2017 foi um deles! Compartilhar a experiência de ser ministrado por diversos pastores e palestrantes da Palavra de Deus foi enriquecedor. Ministrar o louvor com os milhares de jovens, belemitas, foi algo a mais que nos uniu e levou para perto do nosso Pai! Assim, vimos sua poderosa mão agindo naquele lugar! A misericórdia e a graça de Deus nos alcançaram. A Ele toda Glória!

Aline Dantas Costa Riquetto, Líder de Louvor: Participar do Impactar foi uma das experiências mais marcantes da minha vida. Eram tantos jovens de tantas culturas diferentes, mas todos estavam nitidamente com o mesmo proposito de adorar a Deus e buscar o crescimento espiritual. Imagino que no céu será assim! Não há duvidas de que a vida espiritual de todos nos que participamos do Impactar foi aprimorada a partir desse evento.

Wellington Matheus, Designer: Participar do Impactar foi uma experiência única e inesquecível. Há um bom tempo nossos corações estavam ansiosos pela realização deste trabalho e, sem dúvida, toda expectativa gerada foi superada pelo trabalhar do Senhor! Tenho certeza que todos os jovens que participaram do evento ou o acompanharam pela Internet foram profundamente tocados pelos ensinos que foram ministrados, palavras inspiradas por Deus para nos indicar Seu propósito em nossas vidas para o avanço do Seu Reino.

Quais as expectativas antes do evento?
Desde que recebemos o convite para participar do Impactar, criamos uma expectativa enorme. Primeiramente, com relação ao evento em si – um encontro nacional reunindo a juventude assembleiana de todo o Brasil era algo inédito, uma ideia espetacular, e nós, do Belemitas, ficamos muito animados em participar. Havia ainda toda a expectativa por ser um evento de estreia para nosso grupo, o que nos deixou com um grande frio na barriga. Queremos destacar também a expectativa espiritual criada em torno do evento. Durante nossa preparação, tivemos um enfoque muito grande na dimensão espiritual do louvor, com devocionais e momentos de adoração nos quais sentimos a presença de Deus de uma forma muito especial – tínhamos fé de que Deus tinha momentos preciosos para todos que participariam do evento. Todas as nossas expectativas foram superadas. O Impactar foi maravilhoso. Foi demais ver a reunião de jovens do Brasil inteiro, uma oportunidade única de intercâmbio cultural na nossa igreja. Do ponto de vista espiritual, nossas expectativas, que eram enormes, foram superadas com um resultado ainda maior. A atmosfera espiritual do Impactar foi sobrenatural – os momentos de louvor nos levaram a um nível muito profundo de adoração e as palavras nos trouxeram uma realidade linda do plano de Deus para nós, jovens cristãos. Creio que, para todos que estavam presentes, o Impactar deixou saudades!

Como é ser referencial para jovens? 
Acredito que ser referencial é algo que Jesus propôs a todos os seus seguidores. Durante o Sermão da Montanha, Ele fez um convite àqueles que o seguiam, um convite para serem luz em um Mundo que anda nas trevas e sal em uma Terra completamente insípida. Em outra passagem, Jesus refere-se a si mesmo como Luz do Mundo (João 8:12). Ora, se Jesus Luz e nos chama para ser Luz, podemos concluir que temos uma chamado para refletir a imagem dEle em um mundo extremamente necessitado. Isso jamais deve ser encarado como um fardo! É, sim, uma responsabilidade, mas ela advém daquilo que nós, cristãos, naturalmente fomos chamados para ser. Por isso, abraço esta responsabilidade com muito amor e procuro a cada dia conhecer mais sobre Jesus para poder fazê-lo mais conhecido nos ambientes em que vivo! A grande verdade é que em tudo que fazemos, seja dentro da Igreja ou em nossa vida secular, devemos buscar apontar para o verdadeiro referencial, que é Jesus Cristo. Aliás, considero até um erro separarmos nossas atividades em “dentro da Igreja” e fora da Igreja”, pois quando vivemos uma vida de adoração plena, refl etimos Jesus aonde quer que estejamos.

Vocês pretendem investir nessa área?
Todos nós temos nossas profissões ou estudos particulares. Nesse sentido, o desafio de conciliar as atividades do grupo com as atividades profissionais é compensado pela riqueza dele ser formado por várias mentes e pontos de vistas diferentes – desde médicos até economistas; advogados a psicólogos e, claro, universitários. A dedicação ao Belemitas não deixa de ser bastante intensa, e isso envolve não apenas nossos compromissos, como também ensaios e novos projetos. Porém, guardo no meu coração uma palavra que ouvi do Pr. Wellington Neto em um Congresso na AD Belém: “O chamado de Deus não traz peso”. E é isso que temos vivido no Belemitas. Executamos o chamado que Deus colocou em nossas mãos com alegria, leveza e perfeição – Ele é digno de receber o nosso melhor sempre. Temos verdadeiro amor pelo chamado e oramos para que ele continue vivo e ardente em nossos corações. A dimensão que o projeto irá tomar, nós deixamos nas mãos do Senhor. Não temos pretensão alguma com relação à fama, ao dinheiro ou à exposição. Temos uma única intenção: levar o nome de Jesus para onde for preciso. E se Ele enviou seus discípulos até os confins da Terra, nossos ouvidos também estão sensíveis para atender a seu Ide.

Qual o plano futuro?
Nossa primeira e principal meta é conduzir jovens à adoração verdadeira e espiritual. Esse é nosso objetivo e todos os planos são construídos em função disso. A adoração não é algo que se resume ao culto – ela deve ser constante em nosso dia a dia. Por isso, além dos momentos de louvor, temos como projeto o investimento em nossas redes sociais, nas quais divulgamos vídeos, louvores e pequenas mensagens que incentivam uma vivência de entrega total ao nosso Deus. A médio prazo também pensamos em investir em nosso próprio site, onde teremos um espaço maior para mensagens e devocionais sobre adoração. Também temos como plano investir em nossas próprias composições. Já temos hinos prontos e alguns esboços para elaborarmos, mas podemos adiantar que serão louvores bem joviais, cujas letras e músicas tenham mensagens bíblicas que exaltam a Deus acima de todas as coisas.

Deixe uma mensagem especial para os jovens.

Léo Dantas, Líder de Louvor: Nós, jovens, fomos escolhidos para viver em um momento crucial do nosso país. Estamos passando por uma crise estrutural que não se resume ao cenário político, mas também humano e moral. O que vi no Impactar foram jovens dispostos a combater essa crise por todos os seus flancos, levando a bandeira da Fé em Jesus para todo o Brasil. Que nós sejamos ousados para cumprir esse propósito!

Denis Pires, Tecladista: Que a chama não se apague em nossos corações e o amor de Deus transborde através de nossas vozes. Somos a geração eleita para semear tudo àqueles que não têm nada e estão vazios sem Jesus! Que as nossas vidas sejam as maiores sementes que possamos plantar neste solo do mundo!

Talitha Ciotto, Vocal: Nunca pare de adorar a Deus. As coisas que Ele tem para nós são incríveis e melhores do que imaginamos!

Samara Freitas, Vocal: O nosso Deus está muito além das nossas limitações. Em uma sociedade que exige muito de nós em todos os aspectos, sejam eles profissionais, intelectuais ou relacionais, muitas vezes nos sentimos limitados ou enfadados a seguir receitas que o mundo nos dá de como devemos lidar com as situações diárias ou viver nossa juventude. Contudo, o nosso Deus conhece nossas limitações e está disposto a nos fortificar em fé. Na Sua palavra e nas Suas instruções ordenadas com amor encontramos resposta para todas as nossas inquietudes e força para lidar corretamente com todas as nossas batalhas diárias.

Aline Dantas Costa Riquetto, Líder de Louvor: Adoração não é apenas um momento do culto em que levantamos as nossas mãos e cantamos hinos de louvor a Deus. Adoração é viver todos os dias, 24 horas por dia, de acordo com os mandamentos de Jesus e refletindo a Sua luz. E nos temos esse privilegio, de vivermos nossa juventude aos pés do Senhor, sendo guiados por Ele e vivendo seu querer. Por isso, valorizem sua comunhão com o Senhor, e que tenhamos uma vida plena ao lado dele.

Wellington Matheus, Designer: A Bíblia diz que nós, jovens, somos fortes e a Palavra de Deus está em nós (1 Jo 2:14); Jesus também diz que se nós estivermos nele, e as suas palavras estiverem em nós, pediremos tudo o que quisermos, e nos será feito (Jo 15.7)! Não há privilégio maior do que fazer parte da família de Deus, sermos justifi cados por Jesus e ainda podermos viver uma vida de obediência à Palavra. Que nós possamos encontrar cada vez mais alegria e completa satisfação nos caminhos do Senhor; que possamos andar nos mesmos passos que Jesus andou, a fim de fazermos as mesmas coisas que Ele fez com o poder que Deus nos dá através da Sua Palavra.

Fonte: Revista GeraçãoJC,  edição especial de 2017.

 

Sobre o autor

Aline Ferreira

Evangélica, jornalista, pós-graduada em Administração de Marketing e Comunicação Empresarial, atua como redatora web na CPAD.

Add Comentário

Clique aqui para postar comentários

Publicações Mês