Eventos Matéria Principal

3º Fórum Nacional para Líderes de Jovens e Adolescentes

Fotos: Tiago Bertulino

Por Tiago Bertulino

Nos dias 15 e 16 de junho de 2018, a Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil (CGADB) e a Casa Publicadora das Assembleias de Deus (CPAD), realizaram em São Paulo (SP), no templo-sede da Assembleia de Deus ministério do Belém, o 3º Fórum Nacional para Líderes de Jovens e Adolescentes da denominação.

O evento reuniu representantes de igrejas e convenções de 21 Estados da federação. Temas atuais foram amplamente debatidos. São eles:

  • Conhecimento bíblico: busca continua e necessária;
  • Ideologia de gênero;
  • Evangelização;
  • Êxodo: existe?
  • Suicídio e Depressão.

O encontro teve início as 14h de sexta (15), com abertura conduzida pelo pastor José Wellington Bezerra da Costa, presidente da igreja e presidente do conselho administrativo da CPAD. Iniciando sua fala de forma descontraída, após desejar as boas-vindas aos participantes, pastor Wellington destacou a importância do evento. “Os senhores sabem que há por parte da liderança maior da nossa denominação um interesse todo especial em que nossa juventude esteja bem orientada e este fórum tem este objetivo, traçar metas, buscar estratégias para que nossa juventude tenha solidez espiritual e comunhão com o Senhor”. Ele destacou ainda que “a experiência está com os velhos da igreja, porém a força, o vigor está com a juventude; e se Jesus demorar um pouco mais, estes jovens precisam estar preparados para assumir a liderança da Igreja, e cabe aos líderes auxiliarem seu pastor nesta preparação”.

Tomando por base o texto de 1º Timóteo 4:6-12,o líder ministrou a palavra de Deus, destacando a formação ministerial de Paulo em relação aos obreiros.

Encerrada a primeira preleção, na direção do diretor-executivo da CPAD, Ronaldo Rodrigues de Souza e do pastor de jovensLuaran Lins (MA), teve início o período de apresentação e discussão dos temas previamente estabelecidos para os painéis.

Conhecimento bíblico: busca continua e necessária –  foi apresentado e discutido pelos líderes Aerton de Souza Dias (RR), Ney Silva (PR) e Nickson Torres (DF).

Everton Lírio, líder de jovens da AD no Espírito Santo apresentou um relatório da última edição do Impactar realizado na AD do Aribiri, Vila Velha (ES) nos dias 25 a 27 de maio de 2018, destacando o novo tempo de unidade e comunhão vivenciado no Estado depois do evento.

Após intervalo para o jantar, as atividades foram retomadas. O pastor Lélis Washington Marinhos, líder da União da Mocidade das ADs do Ministério do Belém (UMADEB), ministrou a palavra introdutória com base no texto de 2º Timóteo 2:3-4, destacando algumas características de um bom líder de jovens e adolescentes da Assembleia de Deus.

Em seguida, os líderes Robson Carvalho (DF), Adriel Lemos (SC) e Leonardo Cavalheiro (RO) discorreram sobre o tema “Ideologia de gênero”, finalizando assim o primeiro dia de atividades.

No sábado (16), a reunião teve início às 9h e após um período de louvor e adoração, teve início o terceiro painel que falou sobre “Evangelização”; apresentado e deliberado pelos líderes Rogério Moreira (MT), Rômel Santos (BA) e Joelson da Silva (SC).

O assunto foi amplamente discutido, com um único objetivo, buscar meios para incentivar a juventude da atualidade a evangelizar, bem como usar meios para alcançar através da evangelização, jovens e adolescentes que ainda não servem ao Senhor.

O quarto painel “Êxodo: existe?”, que tratou da saída dos nossos jovens da AD para aderirem a outras denominações e também dos que deixam de servir a Deus; coube aos líderes de juventude das ADs na Paraíba, Distrito Federal e Minas Gerais, pastores Agábio Nascimento, Dênis Alves e Lucas Ferraz apresentar o assunto.

Após intervalo para almoço e o período devocional da tarde de encerramento, os participantes receberam o pastor José Wellington Costa Junior, presidente da Convenção Geral.

O líder iniciou sua participação ministrando uma reflexão bíblica sob o texto contido em Josué 3:5 frisando que “para trabalhar na liderança dos jovens, precisamos ser cheio da unção do Espírito Santo, assim como Moisés e Josué”.

Em seguida o presidente das Assembleias de Deus falou dos projetos da atual diretoria da CGADB que visa alcançar e aproximar todas as faixas etárias da igreja, desde as crianças até os pastores, especialmente os jovens e adolescentes que carecem de muita atenção, por se tratar de uma fase de transição e formação.

O pastor ainda incentivou os líderes a permanecerem firmes na missão lhes confiada pelo Senhor. “Vocês são o elo que une os adolescentes e jovens a nós os pastores, por isso são fundamentais na estrutura da igreja”.

De acordo com o pastor, a CGADB conta com a liderança da juventude para realização de um trabalho profícuo, que venha alcançar e envolver todos os jovens da denominação em todas as regiões do país. Nos próximos dias, através dos meios de comunicação existentes, acontecerá a apresentação, do recém criado, Conselho Nacional da Juventude das ADs, que será responsável por esta aproximação e envolvimento da juventude.

O tema “Suicídio e Depressão” abordado no quinto painel fechou a programação de debates. Os líderes: Alex Rodrigues (PI), Frederico Fonseca (RN) e Jader Cruz (RJ), com participação dos demais líderes presentes, trouxeram luz ao assunto.

Segundo o diretor-executivo da CPAD, Ronaldo Rodrigues de Souza, os principais objetivos do fórum que eram: buscar métodos, traçar projetos e metas, aproximar ainda mais a liderança jovem, dentre outros, foram alcançados. “Os líderes que aqui estiveram voltam para suas igrejas, convenções de origem motivados e mais abalizados para passar aos seus companheiros de trabalho na liderança da juventude diretrizes e métodos, baseados na santa palavra de Deus, que sem dúvida auxiliaram nossos jovens e adolescentes no dia a dia da vida cristã” afirmou.

O terceiro fórum foi encerrado com o lançamento de três ações de nível nacional com cunho social e evangelístico que deverão acontecer ainda este ano.

  • Uma semana de doação de sangue – que acontecera de 13 a 20 de agosto de 2018, em comemoração ao Dia Nacional do Jovem Assembleiano, comemorado no segundo domingo de agosto;
  • Um culto especial dedicado aos afastados da Igreja, especialmente os jovens e adolescentes – que deverá ser realizado no dia 20 ou 21 de outubro de 2018
  • Uma semana nacional de evangelização da juventude – a ser realizada de 02 a 09 de dezembro, fechando com uma programação especial alusiva ao Dia da Bíblia.

Uma Escola Bíblica Nacional da Juventude, dentre outros projetos também foram discutidos para serem realizados no ano de 2019.

Dados da coordenação do evento dizem que 129 líderes se inscreveram para este fórum. A quarta edição deve se realizar em maio de 2019. Os Estados de Santa Catarina e Piauí já se colocaram à disposição para receber o evento.

Sobre o autor

Roberta Marassi

Roberta Marassi é jornalista, pós-graduada em telejornalismo, editora da revista GeraçãoJC, membro da AD.

Add Comentário

Clique aqui para postar comentários